pesquisar   

Segunda-feira, 16 de Março de 2009
Weimar - outra parte

 A primeira semana de verdadeira actividade em Weimar foi bem recheada. Aconteceu tanta coisa que sinto que estou em Weimar há um mês e não há uma semana.

Segunda-feira foi o grande encontro com os outros exchange students, teste de alemão e tour por Weimar. Nós, estudantes estrangeiros na bauhaus, somos ainda uns quantos e vimos de países como Austrália, USA, Itália, Noruega, Inglaterra, Escócia, Canadá e Irlanda. Eu sou a única portuguesa este semestre. Já encontrei o outro estudante português na Bauhaus, é arquitecto e está aqui desde o semestre passado. A maioria dos estudantes estrangeiros, como este rapaz, são arquitectos. Ainda não encontrei mais ninguém que vá fazer o mesmo curso que eu.

Durante o resto da semana houve alemão todos os dias pela manhã, Bowling numa das noites, Ópera + saídaatétardecomdireitoadançaetudo noutra das noites, saída com jantar simples, e saída com jantar em restaurante Turco.

 

No sábado fomos todos a Leipzig, onde quero voltar mal possa. É uma cidade grande que, como eu gosto, concilia arquitectura moderna com arquitectura antiga. Tal como Weimar, uma boa parte foi destruída durante a 2ª Guerra Mundial. Tal como em Weimar, o centro da cidade foi reconstruído fielmente àquilo que estava antes. 

Fui à igreja onde Bach, que viveu em Weimar, tocou/dirigiu o coro diversas vezes. E estive na igreja onde muitos dizem ter começado o movimento que tornou possível a queda do muro de Berlim.

Parece que na Alemanha, onde quer que se vá, se respira história. Ontem vi o "Australia" com alguns dos meus compinchas. O filme passa-se na altura em que a 2ª Guerra rebenta. Aqui senti-me mais próxima da história, mais consciente, um pouco, até, responsável. Uma das minhas compinchas americanas é judia. Até agora, a 2ª guerra era, para mim, uma coisa distante. Agora é uma nuvem que paira constantemente, como se de repente me apercebesse de quais foram os dois lados envolvidos. E é um pouco assim. E ainda bem. Amanhã vou a Buchenwald. Aí vou perceber até que ponto cresceu essa minha "consciência".



publicado por Undómiel às 13:29
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De Inês a 16 de Março de 2009 às 17:34
então ias adorar oxford =P


De move a 16 de Março de 2009 às 22:25
Queres é igrejas! :P


Comentar post