pesquisar   

Quinta-feira, 12 de Março de 2009
Weimar - uma parte

Agora já não faz sentido tratar a coisa dia-a-dia.

 

Os primeiros dias, sexta, sábado e domingo, foram bastante secantes e solitários. Passei imenso tempo na residência.

No sábado lá me convenci a passear pela cidade e tirar umas fotografias, sempre de mapa na mão. Acho que já tenho preparação para ser turista profissional. Weimar é, definitivamente, uma cidade muito bonita, mesmo debaixo de um céu cinzento. E, segundo o que descobri no domingo, é também uma cidade cheia de história. E é engraçado perceber que os autóctones sabem disso e são muito orgulhosos da história da sua cidade mas, por outro lado, parecem ter um sério complexo ligado ao tamanho da cidade. Estão sempre a lembrar as pessoas que a cidade é pequena. No museu da cidade, onde fui no domingo de manhã, vi um escrito já do sec. XVIII, creio, que dizia algo que traduzido dá, mais ou menos, "Weimar, uma cidade pequena, mas uma cidade do mundo".

A cidade foi muito destruida durante a 2ª Guerra Mundial mas a reconstrução foi rápida. Creio que depois da queda do Muro de Berlim (Weimar estava na parte Oriental da Alemanha) houve uma reconstrução geral. Hoje é impossível dizer que edificios foram ou não reconstruidos. Há 4 anos atrás houve um incendio na biblioteca Ana Amalia, um importante edificio local. Hoje, é impossível adivinhar. Parece que a cidade procura esquecer as desgraças, como se não fosse por elas afectada. E isso é interessante. Não percam mais sobre a psicologia/sociologia de Weimar num próximo post...

 



publicado por Undómiel às 16:58
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De joão a 12 de Março de 2009 às 18:38
brutal!
adorava ler posts destes todos os dias, enquanto tomo o café da manhã.. olha, cria mas é uma conta no flickr e, sempre que tiveres fotos, mandas as melhores directamente para lá.. dp é só pores aqui as melhores, ou assim..

por acaso, ainda há dias, falei com o meu irmão sobre uma particularidade qualquer de weimar, mas como é óbvio, já me esqueci.. gostei da mudança de capítulos aqui no teu blog, ahah :)

obrigado pela carta, tou mortinho por recebê-la *


Comentar post